• +258876065018
  • ajadhmocambique@gmail.com
  • Maputo - Moçambique

AJADH visita Casa de Vidro e projecto de manutenção das dunas em Macaneta

A Associação dos Jornalistas Ambientais e Direitos Humanos (AJADH) visitou, na manhã deste sábado, 22 de Fevereiro, a Casa de Vidro e o projecto de manutenção das dunas em Macaneta, no distrito de Marracuene. A visita foi guiada pela Cooperativa Repensar, que tem desenvolvido diversas actividades de notável relevância ambiental naquela região. 

A Casa de Vidro, construída com mais de 300 mil garrafas, é um exemplo notável de reciclagem em Moçambique. Inaugurada em 2021, tornou-se um ponto de interesse para turistas, membros da comunidade local, estudantes e investigadores, além de funcionar como um centro de estudos sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos. 

No âmbito da sua preocupação com as questões ambientais, a AJADH deslocou-se ao local para conhecer de perto todo o processo de recolha e reaproveitamento de resíduos sólidos. Durante a visita, a delegação teve ainda a oportunidade de explorar os diferentes espaços que compõem a Casa de Vidro, nomeadamente a biblioteca, o museu, a sala de aulas, as áreas de lazer e recreação. 

Durante a visita, o Coordenador da Repensar, Clausêncio Arão informou que para além de o museu da Casa de Vidro apresentar vários resíduos colectados ao longo de Macaneta, sendo que alguns provém de outros países e/ou continents, as acções executadas ao nível daquele ponto do país tem impulsionado significativamente na mudança de mentalidade das comunidades, numa primeira perspectiva e dos cidadãos, no geral, que compreendem a necessidade de fazer parte da incansável luta pela protecção do meio ambiente.

Durante a visita efectuada no projecto de manutenção das dunas, a equipe da AJADH teve a oportunidade de interagir com Ambientalista Carlos Serra, que, de viva voz, desafiou para a constant mudança de paradigmas e adopção de medidas que possam erradicar os diversos crimes ambientais que continuem assolando o país. Aliás, tal comentário serviu de desafio para que AJADH continuasse firme na sua luta, assimilando conhecimentos novos, para tornar as suas actividades mais impactantes.

Para o Director Executivo da AJADH, Sérgio dos Céus Nelson, a visita a Macaneta representa um acto de cidadania e uma oportunidade para reflectir sobre os desafios ambientais, porquanto “este é um local oportuno para adquirirmos conhecimento sobre formas de preservar e proteger o meio ambiente”.

Texto: Alfredo Ubisse

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *